» Bem-vindo
» Depoimentos de Alunos
» Informações sobre moradia
» Informações sobre o PEQ/COPPE/UFRJ
» Voltar ao PEQ
» Contatos
  :: “Experiências de vida no PEQ…”

O que dizem aqueles que vieram de fora…

Muitos dos alunos que ingressam no PEQ, seja para o mestrado ou para o doutorado, são de fora do Rio de Janeiro. É uma diversidade cultural fantástica e enriquecedora, com alunos vindos de todos os cantos do Brasil.

Já passaram pelo PEQ egressos de cursos de graduação dos mais diferentes estados brasileiros, como Minas Gerais, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Ceará, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, São Paulo, Alagoas, entre outros, assim como colegas de diferentes países, como Argentina, Chile, Peru, Bolívia, Cuba, Senegal, etc.

A Comissão de Recepção aos Novos Alunos - 2007 entrevistou alguns dos alunos atuais do Programa que vieram de longe, leia os depoimentos e saiba o porquê vale a pena estudar no Programa de Engenharia Química da COPPE.

      “Estudar no Programa de Engenharia Química da COPPE é uma oportunidade ímpar, pois, além de ampliar seus conhecimentos científicos cursando o mestrado ou doutorado, a experiência de vida aqui adquirida e as novas amizades conquistadas são de valores inestimáveis.
      Os cursos de mestrado e doutorado do PEQ se caracterizam por serem de excelência, uma vez que o aluno tem a oportunidade de estudar com excelentes professores que constituem o programa e, assim, aprofundar seus conhecimentos de engenharia química e a partir daí ser capaz de realizar pesquisas científicas por meios próprios. É um período no qual requer intensa dedicação com muitas horas de estudos, mas que são recompensadas no futuro.
      Outra vantagem de se estudar no PEQ é o fato de ele se localizar no Rio de Janeiro. Cidade mundialmente conhecida pelos seus encantos e belezas, que proporciona diversos tipos de lazer para todos os gostos. Além disso, o povo carioca se caracteriza por sua simpatia e hospitalidade, fazendo, com isso, que todos os que vêm de fora do Rio se sintam em sua segunda casa.
      São várias as belezas naturais que merecem destaquem: Corcovado; Pão de Açúcar; Arpoador; Mirante do Leblon; Lagoa Rodrigo de Freitas; Praia de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Leblon; Alto da Boa Vista; Quinta da Boa Vista; entre outras.
      Para quem prefira a parte cultural, são vários os museus pelo Rio como o Museu Nacional, Museu de Arte Moderna, Museu da Cidade, Museu do Exército, Museu do Folclore, Museu Histórico Nacional, Museu do Índio, Museu Nacional de Belas Artes, Museu do Trem; tem ainda a Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal, os Fortes de Copacabana, de São João e de Santa Cruz  que são de beleza indiscutível.
      Para os adeptos da boemia, nada melhor do que o Rio de Janeiro para aproveitar a noite. A Lapa, sem dúvidas, é o centro da boemia, lugar onde todos os gostos e estilos estão presentes. Além da Lapa, a Zona Sul e a Barra da Tijuca são repletas de bares e boates para todos os gostos.
      Assim, não só de samba e funk é constituído o Rio, mas todos os ritmos têm seu espaço: forró, salsa, hip hop, dance, eletrônico, zouk, rock, brega....
      Então, para o aluno do PEQ não faltará opções para relaxar quando o estudo o estiver deixando muito estressado. Para quem gosta de curtir uma praia, dançar, escalar montanhas, saltar de pára-quedas, andar de bicicleta, ir ao teatro e ao cinema, ou a um bom restaurante; o Rio oferece tudo isso em grande estilo!
      Apesar de todos os problemas atualmente enfrentados pelo Rio de Janeiro, não há dúvidas de que ele continua sendo maravilhoso, pois a alegria do carioca e o encanto da cidade conseguem amenizar as dificuldades do dia a dia.
      Tenho certeza de que vir estudar no PEQ foi a melhor escolha para você que está entrando hoje!”.

Karine Alves Cortez
(NUCAT-PEQ)

 

 

“Sou gaúcho natural de Jaguarão, e após ter feito graduação no Rio grande do Sul (FURG) e mestrado em Santa Catarina (UFSC), decidi fazer meu doutorado no Programa de Engenharia Química da COPPE na área de tecnologia ambiental (LabPol), devido ao alto nível do curso, qualidade de ensino e infra-estrutura. Graças ao conceito alto do programa, estou indo fazer uma parte do meu trabalho de doutorado no exterior, em um trabalho em conjunto entre o programa da COPPE e a Universidade de Barcelona. Mesmo com o susto inicial de morar em uma cidade grande como o Rio de Janeiro, a adaptação foi muito fácil e a cada dia que passa gosto mais dessa cidade”.

Luiz Gustavo Tavares Krause

 

“Sou de Porto Alegre e faço doutorado aqui no PEQ. Me inscrevi aqui, primeiramente, pelo fato de que a COPPE é considerada um dos melhores Programas de pós-graduação do Brasil, de renome internacional, e, principalmente, por apresentar uma ótima infra-estrutura e conhecimento em processos de separação por membranas (PAM). Além disso, a experiência de morar longe de sua cidade e de sua família traz grande crescimento pessoal e, conseqüentemente, profissional. No início, fiquei um pouco receosa pelo fato de ter que morar no Rio, já que na televisão quase não aparecem coisas boas sobre a cidade. Mas não é tão assustador quanto se pensa. Saio de noite de ônibus, de táxi ou de carro com amigos. Passo sempre na linha vermelha e, por enquanto, não aconteceu nada em 4 anos que eu tivesse presenciado. Fiz muitos amigos, uns pra sempre, outros de passagem, minha vida mudou muito. E quando a gente tá triste, tem muita paisagem e verde pra te acalmar, mas isso falo por mim. Não é tudo sempre um mar de rosas, mas a vida é assim mesmo, a gente tá sempre arriscando. Mesmo quando resolvi não arriscar, já está arriscando. Eu arrisquei e não me arrependo. Faria mais 4 anos de doutorado tranqüilamente”.

Karina M. Almeida

 

 

Formei-me na Universidade Estadual de Maringá – PR e conheci o PEQ/COPPE quando ainda estava na graduação. Desde então, decidi que tentaria fazer o mestrado aqui e acabei passando direto para o doutorado. Fiquei impressionado com o nível de excelência do programa e com a abundância de investimentos em pesquisa. Hoje tenho certeza que o PEQ não perde em nada para outros institutos de pesquisa no exterior, aliando o ótimo nível de professores e alunos a uma infra-estrutura apreciável, além de estar localizado na cidade maravilhosa. Desenvolvo minha tese em modelagem e simulação de sistemas coloidais, no Laboratório de Modelagem, Simulação e Controle de Processos – LMSCP, contando com computadores de última geração. Além disso, atualmente trabalho em um projeto com a PETROBRÁS, na simulação de processos de separação.

Eduardo Rocha de Almeida Lima

 

“Sou doutoranda do Laboratório de Bioprocessos e originária de Recife (PE). Vim para o PEQ, pois queria estudar em um dos melhores Programas de Engenharia Química do país. Ser aluna do PEQ/COPPE me faz ter a cada dia um amadurecimento profissional enorme uma vez que aqui há uma troca de conhecimentos por parte de todos para um melhor desenvolvimento científico. Sair do Nordeste e encarar a vida no Rio de Janeiro, esta cidade linda, foi um grande desafio, não me arrependo de tal investimento, esforço e dedicação, uma vez que aqui mesmo longe da família, ganhei experiência de vida, experiência profissional e grandes amigos.

Anna Carolina Rapôso Camêlo

 

“Fiz graduação e mestrado em Química na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e optei por fazer Doutorado no NUCAT/PEQ/COPPE pelo excelência do curso, reconhecido nacional e internacionalmente, um corpo docente nomeado e premiado que dispensa apresentação e uma moderna infra-estrutura que nos possibilita uma formação sólida e uma consciência crítica capaz de intervir na sociedade. A heterogeneidade dos professores e alunos, vindo de outros estados e até de outros países, enriquece nossa formação e possibilita agregar formação acadêmica e cultural, tudo isso num ambiente de estudo e trabalho muito agradável.”

Robert Newton Silva Henriques Magalhães

 

“Sou soteropolitana, graduada pela Universidade Federal da Bahia.

Abracei o doutorado na área de modelagem e controle de um processo industrial de PET, em parceria com uma empresa do setor petroquímico.

O PEQ é praticamente a Grécia Antiga e o Rio, um deleite para os sentidos!!! (muitos risos)”

Viviane Filgueiras

 

 

“Sou de Vila Velha – Espírito Santo, vim para o Rio fazer minha graduação na Universidade Federal Fluminense - UFF, e logo que terminei ingressei no mestrado aqui no PEQ. Quando vim morar no Rio de Janeiro fiquei com medo e feliz, medo por vir morar longe dos familiares e amigos, mas isso logo passou, os amigos que fiz tornaram-se uma família. E a felicidade por vir morar nessa cidade maravilhosa, acesa 24 horas por dia. Foi uma grande mudança para mim, mas não me arrependo nem 1 minuto. Estou trabalhando no NUCAT, minha tese é sobre a desidroaromatização do metano, estou gostando muito de tudo que estou aprendendo, o PEQ tem uma infra-estrutura ímpar, tanto em instalações quanto em funcionários e professores. Vale a pena vir estudar aqui!!”


Bárbara Thomazelli