» Bem-vindo
» Depoimentos de Alunos
» Informações sobre moradia
» Informações sobre o PEQ/COPPE/UFRJ
» Voltar ao PEQ
» Contatos
  :: Informações sobre o PEQ / COPPE / UFRJ

A COPPE no Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ
A COPPE (Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia) é a unidade do Centro de Tecnologia (CT) responsável pela pós-graduação em Engenharia na UFRJ. Integram também o CT a Escola Politécnica, a Escola de Química (EQ) e o Instituto de Macromoléculas (IMA). Além de interagir com estas unidades, a COPPE mantém também laços acadêmicos com unidades de outros Centros da UFRJ, como os Institutos de Matemática, de Física e de Geociências, do CCMN (Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza), assim como Faculdade de Medicina, Instituto de Ciências Biomédicas e Hospital Universitário, do CCS (Centro de Ciências da Saúde), todos localizados no campus universitário da Ilha do Fundão.

fig

Organização Acadêmica da COPPE/UFRJ
A COPPE tem seus cursos organizados em períodos acadêmicos de doze semanas cada um.
O calendário acadêmico referente ao ano letivo está disponível online. Este também inclui atividades normais no seu 4º período (janeiro/fevereiro). O calendário acadêmico incorpora as datas-limites para alterações de regimes de estudo, inscrição em disciplina, etc.

Informações Acadêmicas Importantes
Na COPPE/UFRJ, os Programas e suas Coordenações são as unidades básicas acadêmico-administrativas, às quais os estudantes devem se reportar em primeira instância. Cada Programa tem sua regulamentação acadêmica específica, que é complementar à regulamentação geral dos cursos de Pós-Graduação da COPPE.
Assim, informações básicas sobre procedimentos de matrícula, elenco de disciplinas oferecidas e organização dos estudos, avaliação e distribuição de bolsas de demanda social (CAPES ou CNPq) podem ser obtidas junto à Coordenação do PEQ e à Secretaria Acadêmica. Informações relevantes sobre os atos acadêmicos no PEQ podem ser obtidos na regulamentação do PEQ.
Os prazos acadêmicos no PEQ encontram-se descritos na tabela abaixo.

Ato acadêmico

Prazo após matrícula no PEQ

Defesa de dissertação de mestrado

24 meses para alunos em tempo integral
36 meses para alunos em tempo parcial

Defesa de exame de qualificação ao doutorado

18 meses para alunos em tempo integral
24 meses para alunos em tempo parcial

Defesa de tese de doutorado

48 meses para alunos em tempo integral
60 meses para alunos em tempo parcial

No caso de não cumprimento dos prazos do PEQ acima descritos, somente poderão ser adotados os prazos estabelecidos na regulamentação geral da COPPE, caso o Colegiado do PEQ aprove solicitação (com justificativa) encaminhada pelo aluno e seu orientador.

Orientação Acadêmica
Todo aluno da COPPE tem como orientador acadêmico um docente do Programa, a fim de assisti-lo em todos os assuntos referentes à escolha de disciplinas e à organização de um programa de estudos. Quando o aluno passar da condição de inscrito ao M.Sc. ou D.Sc. à condição de candidato ao M.Sc. ou D.Sc., seu programa de trabalho será então dirigido pelo orientador de tese.

Bolsas
As bolsas de estudos de mestrado e de doutorado, concedidas pela CAPES e CNPq, têm a seguinte duração: (a) mestrado: 24 meses; (b) doutorado: 48 meses. Cabe ressaltar que os órgãos financiadores frequentemente pagam a maioria das bolsas referentes ao mês de março juntamente com o pagamento referente às bolsas do mês de abril, devido a problemas de natureza operacional e orçamentária.

Avaliação
De acordo com a regulamentação vigente, o aproveitamento em cada disciplina é avaliado através de provas, exames, seminários e trabalhos escolares, mediante os conceitos A, B, C ou D. São considerados aprovados os alunos que lograrem os conceitos A, B ou C em determinada disciplina. Requisitos mínimos em relação aos conceitos obtidos para continuação dos estudos podem ser consultados na regulamentação do PEQ.
O aproveitamento em um determinado período acadêmico é avaliado pelo coeficiente de rendimento escolar (CR), calculado com base no número de horas-aula das respectivas disciplinas e nas notas equivalentes aos conceitos:

Conceito

Avaliação

Nota equivalente

A

Excelente

3,0

B

Bom

2,0

C

Regular

1,0

D

Deficiente

ZERO


Conforme a regulamentação da COPPE, o CR acumulado ao final da fase de disciplinas deve ser igual ou superior a 2,0 (dois) para se passar da condição de Inscrito ao Mestrado ou Doutorado à condição de Candidato ao Mestrado ou Doutorado.

Cursos de Computação
O Núcleo de Computação da UFRJ (NCE) oferece regularmente cursos de computação abertos à comunidade. As datas e os cursos oferecidos a cada período podem ser obtidos na Secretaria do NCE. (Site: http://www.nce.ufrj.br).

Bibliotecas
As seguintes bibliotecas estão localizadas no complexo do Centro de Tecnologia da UFRJ:

  • Biblioteca Central do CT - bloco B, 2º andar, tels.: 2562-7291 e 2562-7304
  • Biblioteca do IMA – bloco J, tels.: 2562-7229 e 2562-8100
  • Biblioteca do Bloco H - bloco H, 3º andar
  • Biblioteca da Escola de Química - bloco E, sala 210, tel.: 2562-7649
  • Biblioteca do Programa de Planejamento Energético - bloco C, tel.: 2562-8771
  • Biblioteca de Obras Raras - bloco A, térreo, tels.: 2562-7315 e 2562-7445
  • Biblioteca do Instituto de Matemática - bloco C, térreo, tel.: 2562-7397

O acervo de todas as bibliotecas do Centro de Tecnologia (Central e Setoriais) pode ser consultado no site mantido pelo SIBI – Sistema de Bibliotecas da UFRJ: http://minerva.ufrj.br .
A Biblioteca Central do Centro de Tecnologia funciona de 2ª a 6ª feira das 8:00 às 18:00 horas. O seu acervo está voltado basicamente para Ciência e Tecnologia e encontra-se protegido por um sistema eletrônico anti-furto. Aos seus usuários são oferecidos os seguintes serviços locais e remotos via rede: consulta local; reserva para empréstimo; empréstimo entre bibliotecas; serviço de acesso às bases de dados via Internet; pesquisa bibliográfica em CD ROM (bases de dados assinadas pela biblioteca); COMUT on-line; serviço de cópias (com operador e auto-serviço); consulta às microfichas do catálogo coletivo nacional de periódicos; consulta às microfichas do catálogo coletivo de anais de eventos; solicitação de cópias de artigos no exterior (BLDSC).
Para o usuário inscrito, a Biblioteca oferece o empréstimo domiciliar para livros e periódicos, que varia em prazo e em número, dependendo da categoria (professores do CT, alunos de graduação e pós-graduação do CT, pesquisadores do CT, professores e alunos de outros centros da UFRJ, além de funcionários da UFRJ).

Recursos Computacionais
Os PEQ possui recursos computacionais próprios, disponíveis nos laboratórios de pesquisa e no laboratório de informática (sala G-127). Além disso a, COPPE possui dois computadores de alto desempenho instalados no Núcleo de Computação de Alto Desempenho (NACAD).
Os computadores são um IBM SP-2, com seis nós, de arquitetura de memória distribuída, e um CRAY J90/SV1, com doze processadores com arquitetura de memória compartilhada. Diversos softwares de terceiros estão disponíveis para os usuários. Maiores informações em http://www.nacad.ufrj.br.

Acesso a Sistemas Computacionais no País
A COPPE está ligada à Rede Rio e à Rede Nacional de Pesquisa (RNP) o que permite a qualquer usuário o acesso a recursos computacionais do país, incluindo-se por exemplo os supercomputadores do SINAPAD (Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho).

Transportes
O Campus da Ilha do Fundão é servido por várias linhas de ônibus da rede urbana do Rio de Janeiro, 3 linhas especiais e 1 linha interna (gratuita) da própria UFRJ, descritas abaixo:
485 - Penha-Copacabana (via túnel Santa Bárbara)
322 - Castelo-Zumbi (via Cais do Porto)
324 - Castelo-Ribeira (via Av. Pres. Vargas)
326 - Castelo-Bancários (via Av. Pres. Vargas)
328 - Castelo-Bananal (via Av. Pres.Vargas)
634 - Sãens Pena-Freguesia (via São Cristóvão/Pça da Bandeira)
696 (A) - Integração Metrô/Ônibus
696 - Méier-Dendê (via Benfica, Jacaré e Engenho Novo)
905 - Irajá-Bonsucesso
907 - Pavuna-Bonsucesso
945 - Pavuna-Cidade Universitária
998 - Niterói-Galeão
s/n Ônibus do Serviço de Transportes da UFRJ (gratuito)
s/n Campo Grande-Cidade Universitária (especial)
s/n Cidade de Deus-Cidade Universitária (especial)

Restaurantes
A Associação de Assistência Alimentícia do Centro de Tecnologia (AAA/CT), sociedade do tipo cooperativa sem fins lucrativos, mantém em funcionamento um restaurante no bloco H do CT.
Há, também, outros restaurantes, lanchonetes e trailers espalhados pelo CT, que oferecem refeições e lanches.

Atividades Culturais e Esportivas
A COPPE tem patrocinado, há alguns anos, o Coral da COPPE, que propicia a toda a comunidade atividades de descontração através do canto, reunindo-se todas às sextas-feiras, de 12:00h às 13:30h, no Auditório da Geotecnia. Informações com Márcio Miranda, sala G-109, tel.2562-7026.
As atividades esportivas na UFRJ são coordenadas pela Escola de Educação Física e Desportos. Há diversas modalidades esportivas e instalações, incluindo-se musculação, futebol, voleibol e natação, abertas a alunos de pós-graduação.

Representação Discente
Para encaminhamento de discussão de questões de seu interesse, os alunos do PEQ têm representação no Colegiado do Programa. A nível de COPPE, os alunos têm representação nos vários colegiados da COPPE, tais como o Conselho de Coordenação, a Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa e o Conselho Deliberativo. O CRAC (Conselho de Representantes dos Alunos da COPPE) fica localizado em área contígua ao prédio do Setor de Manutenção da COPPE.

A Secretaria Acadêmica
Na secretaria acadêmica do PEQ, o aluno pode realizar o seguinte:

  • Obtenção de histórico escolar
  • Inscrição em disciplinas (plano de estudos)
  • Verificação da inscrição através da obtenção da CRID (confirmação de registro de inscrição em disciplinas)
  • Alteração de inscrição em disciplinas (AID)
  • Trancamento, reabertura e cancelamento de matrícula
  • Formulários de bolsas
  • Solicitação de declarações
  • Retificação de dados pessoais
  • Obtenção da carteira de estudante da UFRJ
  • Pedido de banca de tese
  • Solicitação de readmissão
  • Transferência de disciplinas
  • Obtenção da norma para a elaboração gráfica de teses

Alguns dos itens acima podem, também, ser obtidos diretamente pelo aluno através do SIGA (sistema de gerenciamento acadêmico da UFRJ), que pode ser acessado através da Intranet da Universidade (http://intranet.ufrj.br).
Observações importantes:

  • A inscrição em disciplinas deve ser feita a cada período. Caso contrário, o aluno terá sua matrícula automaticamente trancada. O tempo para defesa de tese é computado independentemente do tempo em que o aluno permanece com a sua matrícula trancada.
  • O aluno tem a possibilidade de se inscrever e cursar disciplinas oferecidas por outros programas de pós-graduação da UFRJ, desde que respeite o limite máximo de disciplinas externas permitido no regulamento.
  • O aluno deve conferir atentamente seu número de matrícula e o código de cada disciplina antes de entregar seu plano de estudos. Os cuidados nesta fase evitarão eventuais desacertos no seu Histórico Escolar.
  • O aluno que não preencher corretamente o formulário de Plano de Estudos não receberá sua CRID (Confirmação de Registro de Inscrição em Disciplinas), seu nome não constará na relação de alunos inscritos em disciplinas nem na pauta provisória.
  • Alunos com coeficiente de rendimento insuficiente ou com prazos para a candidatura ou defesa de tese vencidos terão as suas matrículas canceladas pelo Departamento de Registro da COPPE.

 
A Seção de Registro da COPPE
Na Seção de Registro da COPPE, o aluno pode realizar o seguinte:

  • Obtenção do histórico escolar
  • Obtenção do diploma
  • Entrega da tese antes da defesa (15 dias para mestrado e 21 dias para doutorado)
  • Entrega da versão definitiva da tese, em papel e meio digital (formato pdf)