NOVIDADES
NOTÍCIAS

PEQ confirma seu conceito 7 na avaliação trienal da CAPES

A recente avaliação trienal da CAPES conferiu o conceito 7 (grau máximo de uma escala de 1 a 7) ao Programa de Engenharia Química (PEQ) da COPPE/UFRJ, conceito este atribuído apenas aos programas de reconhecida excelência com padrões internacionais. A CAPES é a agência do MEC que atua no apoio direto e na avaliação do desempenho dos quase 2.000 cursos de pós- graduação do País. Destes, apenas 61 (aproximadamente 3%) alcançaram o conceito 7, entre os quais apenas sete cursos da area das Engenharias, sendo o PEQ o único na area de Engenharia Química.

Com este resultado, o PEQ repete o conceito 7 obtido na avaliação anterior, continuando a tradição de excelência acadêmica estabelecida ao longo de seus 41 anos de existência. Os critérios quantitativos e qualitativos estabelecidos pela CAPES levam em conta a produção e a produtividade científica (medida pelas teses de mestrado e doutorado defendidas, e por livros e publicações em periódicos científicos internacionais), a experiência e a reputação de seus docentes, a qualidade de seus projetos de pesquisa (valorizando aqueles contemplados em editais de âmbito nacional e internacional) e de cooperação tecnológica com empresas, e a inserção de seus egressos na sociedade.

Parabéns a todos do PEQ!

Este reconhecimento de sua excelência é fruto da intensa e contínua dedicação e comprometimento dos alunos, funcionários e docentes da coletividade PEQ e constitui motivação para seu aprimoramento permanente, procurando manter-se nas fronteiras do conhecimento e atuar para o benefício da sociedade brasileira.