FÓRUM DAS QUÍMICAS

Fizemos mais uma reunião da Central Analítica Virtual no dia 15 de maio de 2008, na G-119 do PEQ. Nesse dia foram passados alguns informes e discutidas algumas questões relacionadas ao funcionamento da Central.
Os principais informes são os seguintes:

1 - A Central Analítica Virtual já tem um sitio registrado na internet: http://www.cav.ufrj.br hospedado pelo servidor da UFRJ. Portanto, já existe o espaço virtual (e legal) dedicado ao projeto da Central. Esperamos que, em futuro próximo, o sitio esteja funcional, pelo menos para que possamos vislumbrar de forma pratica o funcionamento e possamos fazer algumas simulações.
Solicitamos a todos os colegas que incluam links para a Central nas suas paginas institucionais, para começarmos o trabalho de divulgação da iniciativa.

2- A Central Analítica já tem existência contábil, pois foi aberto o projeto PEQ 10941 - Central Analítica Virtual na Fundação COPPETEC para gerir as eventuais trocas financeiras da Central. E importante dizer que o Projeto da Central distribuirá overheads para as unidades que gerarem as respectivas notas fiscais, já que a Fundação COPPETEC esta credenciada a trabalhar com todas as unidades que participam do presente projeto. A idéia e que o coordenador da Central seja também o gestor desse fundo, quando a CAV estiver funcionando em sua plenitude.

3- Foi desenvolvida uma idéia de programação da CAV, como pode ser verificado nesse link. Vamos iniciar as discussões sobre a organização formal da CAV na nossa próxima reunião, agendada para 05 de JUNHO de 2008, QUINTA-FEIRA, na G-119 do PEQ - às 15h. E, quem sabe, falarmos também sobre a administração dos recursos aprovados pela FINEP (se já tivermos o resultado oficial).

________________

O Fórum das Químicas é um grupo informal que pretende reunir pessoas e
instituições que atuam na área genérica de Química na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O objetivo fundamental do Fórum é estimular a integração de docentes, alunos, funcionários e instituições que o compõem. As seguintes instituições atuam no segmento na UFRJ:

Escola de Química: (http://www.eq.ufrj.br/)
- Departamento de Engenharia Bioquímica;
- Departamento de Engenharia Química;
- Departamento de Processos Inorgânicos;
- Departamento de Processos Orgânicos.

Instituto de Macromoléculas: (http://www.ima.ufrj.br/)

Instituto de Química: (http://www.iq.ufrj.br/)
- Departamento de Química Orgânica;
- Departamento de Química Inorgânica;
- Departamento de Química Analítica;
- Departamento de físico-químico;
- Departamento de Bioquímica.

Programa de Engenharia Química / COPPE:
(http://www.peq.coppe.ufrj.br/)

Um primeiro projeto do Fórum diz respeito à montagem de uma Central Analítica Virtual para a comunidade. (Baixe um projeto preliminar aqui.) A Central Analítica Virtual pretende coordenar análises feitas em diferentes departamentos pelos integrantes da comunidade. O objetivo é tornar acessível a todos os membros da comunidade o uso de técnicas e equipamentos disponíveis em diferentes laboratórios, estimulando a interação e a integração entre os diferentes grupos da UFRJ. Para isso, pretende-se adotar um modelo de adesão espontânea. O modelo proposto funcionará da seguinte maneira:

— O usuário interessado em disponibilizar um equipamento que possui para uso de outros usuários da Central usará a Central Virtual para isso. Ninguém será obrigado a disponibilizar coisa alguma, se não tiver interesse;

— As análises também serão solicitadas através da Central, que fará uma contabilidade automática de análises efetuadas e análises solicitadas por cada usuário da Central;

— Periodicamente (duas vezes por ano?), a contabilidade será usada para transferir recursos entre os grupos, visando a apoiar financeiramente aqueles que prestam serviços à comunidade;

— Pretende-se dessa forma que toda a comunidade tenha acesso aos equipamentos e ao mesmo tempo em que toda a comunidade apóie os serviços de custeio e manutenção dos equipamentos disponibilizados na Central.

Recursos para instalação da Central Analítica Virtual serão buscados em agências de fomento, como a FINEP. A Reitoria da UFRJ está apoiando esse pleito e encaminhou o projeto da Central Analítica para o PRO-INFRA 2008.
Por isso, estamos todos enviando aos colegas de departamento o seguinte questionário de partida:

1- Você apóia a idéia de montar uma Central Analítica Virtual das Químicas?

2- Você acha que pode disponibilizar algum equipamento para a Central Analítica Virtual das Químicas?
2a) Se SIM, que equipamentos?
2b) Se SIM, que análises podem ser feitas no equipamento?
2c) Se SIM, que limitações existem nos equipamentos?

3- Se você apóia a idéia de montar uma Central Analítica Virtual das Químicas, a que técnicas você gostaria de ter acesso através da Central que você não tem hoje?
3a) São necessários novos equipamentos? Quais?
3b) São necessárias novas peças e acessórios? Quais?
3c) São necessários técnicos de laboratório? Quantos?

Se você quer participar dessa discussão, encaminhe as suas sugestões e críticas ao chefe do seu departamento. Se você preferir, apareça na próxima reunião do Fórum.

____________________

 

Esse espaço pode ser consultado por alunos interessados em obter informações sobre disciplinas oferecidas pelos programas participantes. Veja abaixo as disciplinas programadas para 2008:

Programa de Engenharia Química / COPPE