Notícias

Fronteiras da Engenharia Química I

Autor: Príamo Albuquerque de Melo (Editor)

Editora: E-Papers (www.e-papers.com.br)

Páginas: 284

A Escola Piloto em Engenharia Química é uma iniciativa do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi criada em 1993 com o objetivo de levar aos alunos de graduação avanços ainda não incorporados ao currículo dos cursos de graduação em Engenharia Química.

Em um esforço para atingir um público mais abrangente, foi criada em 1997 a Escola Piloto Virtual em Engenharia Química, com cursos virtuais através da Internet. Desde então, inúmeros cursos de alta qualidade têm sido oferecidos, sendo ministrados a alunos de graduação e pós-graduação, profissionais e docentes de todo o Brasil e de países latino-americanos.

Em 2003, celebrando o aniversário de 40 anos do PEQ, a Escola Piloto Virtual ofereceu o curso Fronteiras da Engenharia Química, convidando diversos pesquisadores do PEQ e de outras instituições a abordar temas de pesquisa avançada em Engenharia Química. Este volume traz a compilação dos textos apresentados nesta primeira edição do curso. A Escola Piloto Virtual pretende periodicamente atualizar e incorporar novos temas de pesquisa em Engenharia Química e áreas correlatas.

Veja, abaixo, o sumário do livro:

  1. A Engenharia Química do Novo Século - Príamo Albuquerque Melo Jr.
  2. Engenharia das Reações Químicas e Catálise - Martin Schmal.
  3. Engenharia Bioquímica e Biotecnologia - Denise Maria Guimarães Freire, Leda dos Reis Castilho e Geraldo Lippel Sant’Anna Jr.
  4. Engenharia de Sistemas de Processos - Roberta Chasse Vieira, Argimiro Resende Secchi e Evaristo Chalbaud Biscaia Jr.
  5. Termodinâmica e Simulação Molecular - Charlles Rubber de Almeida Abreu, Vladimir Ferreira Cabral, Leandro Soido Falcão Martins, Frederico Wanderley Tavares e Marcelo Castier.
  6. Identificação de Fármacos e Estrogênios Residuais e suas Conseqüências no Meio Ambiente - Daniele Maia Bila e Márcia Dezotti.
  7. Transporte Facilitado em Separações por Membrana - Helen Conceição Ferraz, Luciana Tavares Duarte, Marco Di Luccio, Ronaldo Nobrega, Alberto Cláudio Habert e Cristiano Piacsek Borges.
  8. Integração de Processos: Uma Ferramenta para Minimizar o Consumo Energético e o Impacto Ambiental - Eduardo Mach Queiroz e Fernando Luiz Pelegrini Pessoa.
  9. Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Supercrítica - Cláudio Dariva e José Vladimir de Oliveira.