NOVIDADES
NOTÍCIAS

Nos 40 anos do PAM, COPPE homenageia ex-alunos pioneiros em pesquisas com membranas

PAM 40 anos

Os engenheiros Marcos Luiz dos Santos e Dorodame Moura Leitão foram homenageados durante o Colóquio PEQ 2008, promovido pelo Programa de Engenharia Química da COPPE. Ex-alunos da COPPE nos anos 60, os engenheiros da Petrobras participaram da criação do Laboratório de Processos com Membranas (PAM), que está comemorando 40 anos de atividades. A placa alusiva foi entregue pelo Diretor de Tecnologia e Inovação da COPPE, Segen Estefen, em cerimônia especial realizada dia 10 de outubro.

Os professores Claudio Habert e Cristiano Borges, responsáveis pelo laboratório PAM, e o professor Ronaldo Nobrega, hoje diretor da PAM Membranas, empresa instalada na Incubadora de Empresas da COPPE, relataram o início das atividades do laboratório, destacando a atuação dos homenageados.
O PAM tornou-se área de pesquisa permanente do PEQ e laboratório de referência em ciencia e tecnologia de membranas, formando mais de 100 mestres e doutores.

Veja mais detalhes deste marco histórico em:

http://www.planeta.coppe.ufrj.br/artigo.php?artigo=1039

_______________________________

#
#
Primeira pagina de artigo publicado no Boletim Tecnico da Petrobras, 1968
após apresentacão em congresso do AIChE nos EUA.
Extrato de boletim de divulgaçao da COPPE de 1968, destacando a natureza do projeto PAM, a parceria inedita Petrobras/COPPE/ BNDE e direitos de patente.