PESSOAL
PROFESSORES

 Enrique Luis Lima
 Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A

 

Programa de Engenharia Química
Cidade Universitária
Centro de Tecnologia
Bloco G Sala 116
Caixa Postal 68502
CEP 21945-970
Rio de Janeiro - RJ Brasil

Tel.: +55 21 2562-8341
Fax: +55 21 2562-8300



Site do grupo de pesquisa

 
Curriculo Lattes do Professor Enrique Lima

 

O professor Enrique Luis Lima possui graduação em Ingenieria Química pela Universidad Nacional de La Plata (1970), mestrado em Ingeniería Química pela Universidad Nacional de La Plata (1973) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Industriais de Engenharia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: controle de processos, Destilacão, Estimacão de Parâmetros, Estimativa de Parâmetros, Filtro de Kalman e Identificacão de Processos.

Interesses de Pesquisa

Desde 1970 o interesse em termos de ensino e pesquisa tem se concentrado na área de Controle de Processos Químicos, sendo que as teses de mestrado e doutorado focalizaram diferentes aspectos dessa grande área: identificação de sistemas lineares e controle feedforward, no caso do mestrado, e estimativa de parâmetros usando Filtro de Kalman, no caso do doutorado.

A identificação de processos tem permanecido o tempo todo como área de especial interesse, motivado pela necessidade da caraterização dinâmica e estática dos sistemas químicos, para o projeto de estratégias e leis de controle eficientes. A identificação de sistemas lineares e, principalmente, não lineares é pesquisada nas suas diferentes vertentes: ajuste de parâmetros em modelos fenomenológicos, obtenção de modelos empíricos e obtenção de modelos híbridos. Dentro do mesmo contexto filosófico da identificação de sistemas, um outro assunto de grande interesse é o desenvolvimento de sensores virtuais para o monitoramento de variáveis dificilmente mensuráveis.

Em termos de estratégias de controle, o interesse se centra nas técnicas avançadas, do tipo controle preditivo e controle geométrico, visando o controle de processos multivariáveis, não lineares. Dentre estes os mais estudados são os processos de polimerização, os bioquímicos, os da área de refino e os da área de polpa e papel.