PESSOAL

Tel.: +55 21 2562-8353
Fax: +55 21 2562-8300
E-mail: habert@peq.coppe.ufrj.br

Site do grupo de pesquisa

Curriculo Lattes do Professor Claúdio Habert

Habert_CV_Completo_Jul2007.pdf

Habert_CV_Mini_Mar2005.pdf

Graduou-se em Engenharia Quimica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1969), obteve seu mestrado em Engenharia Química pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971) e seu doutorado em Eng.Quimica na University of Waterloo , Canada (1977). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu sua carreira academica na COPPE/UFRJ, no Lab. de Processos de Separação com Membranas e Polímeros, com linhas de pesquisas voltadas para membranas, equipamentos e processos para tratamento e dessalinização de aguas, e os setores sucro-alcooquimica e petroquimica. Além das orientações acadêmicas, tem coordenado e participado de varios projetos de pesquisa e de consultoria, patrocinados por empresas e por agencias de fomento nacionais e internacionais. Coordena atualmente um projeto multi-institucional PRONEX / CNPq / FAPERJ voltado para membranas de transporte facilitado. É Fellow da IUPAC , membro da ABEQ , ABPOL e da European Membrane Society. Foi coordenador do Prog. de Eng Quimica e Diretor Acadêmico da COPPE. Consultor na área de ensino e avaliação universitária (ENBEQ, QEQ/PADCT, INEP/MEC, e SECAI-Columbus) , foi também coordenador da área de Eng. Quimica da FAPERJ, membro da Comissão das Eng. 2 e coordenador de da Com.de Cursos Multidisciplinares da CAPES. É autor, junto com R. Nobrega e C. Borges, do livro "Processos de Separação com Membranas" (Ed. E-papers, Rio de Janeiro, 2006).

Interesses de Pesquisa

Processos de Separação por Membranas

• Aplicações de  Osmose Inversa, Pervaporação e Permeação de Gases diretas e em processos combinados, para fracionamento, recuperação ou purificação em sistemas químicos líquidos e gasosos da indústria química,  petroquímica  e correlatas. Tratamento de correntes aquosas residuais ou para  abastecimento de água em redes urbanas ou locais.
  •  Síntese e caracterização de membranas seletivas poliméricas e hibridas.

Sistemas Poliméricos

• Sorção e difusão em polimeros. Caracterização físico-química de polímeros. Correlações estrutura-propriedades. Cinética em sistemas de polimerizacão heterogêneos.