PESSOAL
PROFESSORES

 Paulo Laranjeira da Cunha Lage
 Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D

 

Programa de Engenharia Química
Cidade Universitária
Centro de Tecnologia
Bloco G Sala 116
Caixa Postal 68502
CEP 21945-970
Rio de Janeiro - RJ Brasil

Tel.: +55 21 2562-8346
Fax: +55 21 2562-8300

Site Pessoal

Site do grupo de pesquisa

 
Curriculo Lattes do Professor Paulo Lage

O professor Paulo Laranjeira da Cunha Lage possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química , com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, Bolha, fluidodinâmica computacional, Contato Direto, gotas e Evaporador.

Interesses de Pesquisa

        A grande área de interesse é a dos Processos Multifásicos aplicados à Engenharia Química, tanto a nível experimental quanto na modelagem e simulação dos processos através do desenvolvimento de modelos teórico-computacionais baseados nas equações de conservação das grandezas físicas envolvidas. Outras áreas de pesquisa usualmente associadas a esta são: Combustão, Métodos Numéricos, Transferência de Calor e Massa com Reação Química, Transferência de Calor por Radiação e Escoamentos em Meios Porosos.

      Já foram ou estão sendo desenvolvidos trabalhos nas seguintes linhas de pesquisa:

  • Vaporização e Combustão de Gotas e "Sprays" (e o uso de combustíveis emulsificados),
  • Evaporação por Contato Direto (e sua aplicação a concentração de sucos),
  • Reatores em Colunas de Borbulhamento (absorção de gases e reatores em lama),
  • Escoamento em Reservatórios de Petróleo (sob precipitação de sólidos e sob aquecimento eletromagnético),
  • Moldagem de Polímeros por Injeção Reativa ,
  • Escoamento Multifásico em Dutos,
  • Combustão de Propelentes Sólidos,
  • Radiação Térmica em Meios Participantes (radiação de chamas, absorção de radiação por gotas, aquecimento eletromagnético),
  • Métodos Numéricos (Volumes Finitos, Diferenças Finitas, Transformada Integral Generalizada, Fluidodinâmica Computacional, Solução Iterativa de Sistemas Lineares, Funções de Interpolação, Acompanhamento de Interfaces Livres, Balanço Populacional Multidimensional).