PESSOAL
PROFESSORES

 Príamo Albuquerque Melo Junior
 

 

Programa de Engenharia Química
Cidade Universitária
Centro de Tecnologia
Bloco G Sala 116
Caixa Postal 68502
CEP 21945-970
Rio de Janeiro - RJ Brasil

Tel.: +55 21 2562-8339
Fax: +55 21 2562-8300

Site do grupo de pesquisa

 
Curriculo Lattes do Professor Priamo Melo

O professor Príamo Albuquerque Melo Junior possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe (1995) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Química , com ênfase em Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Polimerização, Reator tubular, Reciclo, Dinâmica e estabilidade, Experimentos.

Interesses de Pesquisa

Sistemas de Polimerização:

     Esta linha de pesquisa trata do desenvolvimento de modelos fenomenológicos e empíricos para a simulação, controle e otimização de processos de polimerização. Investiga-se processos existentes e alternativas viáveis para a produção eficiente de plásticos. Uma etapa importante neste sentido é a interpretação de curvas de velocidade de reação e o desenvolvimento de técnicas para monitoramento em linha dos processos. As propriedades de uso final dos polímeros analisados são também foco de investigação. É de interesse o desenvolvimento de modelos para investigar a reologia dos polímeros e a dinâmica do escoamento de polímeros fundidos.

Dinâmica Não Linear de Processos Químicos:

     O objetivo fundamental é observar e interpretar padrões complexos de comportamento em sistemas de interesse da engenharia química e bioquímica (multiplicidade de estados estacionários, oscilações auto-sustentadas, caos, etc.), visando o desenvolvimento de modelos precisos dos processos e a obtenção de oportunidades para otimização de processos e produção de novos materiais e produtos. O desenvolvimento de procedimentos numéricos para a investigação de bifurcações estacionárias e dinâmicas em sistemas de equações algébrico-diferenciais é também de interesse.