PESSOAL
PROFESSORES COLABORADORES

 Cristiane Assumpção Henriques
 

 

Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Instituto de Química
Departamento de Química Analítica
Rua São Francisco Xavier 542
Maracanã
CEP 20559-900
Rio de Janeiro - RJ Brasil

Tel.: +55 21 2587-7322 Ramal 31
Fax: +55 21 2587-7227
E-mail: cah@uerj.br

Site do grupo de pesquisa

 

  Curriculo Lattes da Professora Cristiane Henriques

A professora Cristiane Assumpção Henriquespossui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1981), graduação em Licenciatura Plena Em Química pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1982), graduação em Química (Bacharelado) pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1982) , mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química , com ênfase em Físico-Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Xilenos, Mordenita, Isomerização, Coque, Desativação e Zeólitas.

Interesses de Pesquisa

Peneiras moleculares micro e mesoporosas

  • Estudos envolvendo a síntese, a caracterização físico-química e a aplicação das zeólitas e materiais mesoporosos como catalisadores em reações de interesse nas indústrias petroquímica e de química fina, ou como suportes para catalisadores metalocênicos.
Desativação de catalisadores por coqueificação
  • Caracterização físico-química do coque responsável pela desativação de catalisadores, visando a determinação da sua natureza e composição química, de modo a melhor compreender os fenômenos associados.
Hidrotalcitas
  • Estudos envolvendo a síntese e a caracterização físico-química das hidrotalcitas e dos óxidos e hidróxidos mistos delas derivados. Utilização dos mesmos como catalisadores em reações de interesse em química fina (aromatizantes e intermediários, por exemplo) e na remoção de SOx da corrente de efluentes nas unidades de FCC.