As inscrições para cada curso estarão abertas cerca de um mês antes do início do mesmo. Este ano, será cobrada uma taxa de R$20,00 (vinte reais) por curso.

Etapa 1: Preenchimento da ficha de inscrição .
Etapa 2: A taxa de inscrição é paga através de depósito bancário em nome da Fundação COPPETEC:

Banco do Brasil
Agência 2234-9
Conta 303.585-9

cujo comprovante deve ser enviado por FAX (21 2562-8300), ou arquivo de imagem digitalizada (JPEG de preferência) para o endereço extensao@peq.coppe.ufrj.br. Junto ao comprovante, devem ser identificados o nome do aluno inscrito, o curso escolhido e o nome que deve ser usado na emissão da nota fiscal de serviços.

OBS: Não haverá reembolso da taxa de inscrição.

Cursos oferecidos em 2008

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS PARA 2009

CURSO 1: Instrumentação e Sistemas de Aquisição de Dados

(início das inscrições em 05/02/2009)

Professor: Matheus Soares

Carga horária: 12 h

Período: Março/2009 - 3as e 5as de 17h às 18h30 - início 03/03/2009

Ementa: Serão abordados temas que cobrem desde a Eletrônica Digital básica até Sistemas de Aquisição e Controle implementados em Computadores. Instrumentação Básica, Processamento de Sinais, Placas de Aquisição (funcionamento, especificação e instalação), Implementação de Controladores, Sistemas Supervisórios e Programação de Interfaces também serão tópicos apresentados durante o curso.

Público alvo: Recomendado para alunos de graduação e pós-graduação de Eng. Química, Alimentos, Bioprocessos, Química Industrial, Química e outros profissionais da área

Vagas: 30

CURSO 2: Introdução ao GNU/Linux

Professor: João Felipe Mitre
 
Carga horária: 15 h

Período: 28/Abril/2009 até 12/Maio/2009 - 3ª e 5ª de 14h às 17h

Ementa: O GNU/Linux é um sistema operacional que unifica o núcleo criado por Linus Torvalds em 1991 e diversas ferramentas criadas por terceiros.
Esse curso introdutório apresentará a arquitetura do GNU/Linux (de um breve histórico, com conceitos básicos, e sua estrutura atual), os principais softwares para uso em computadores pessoais (gerenciador de arquivos, editor de texto, editoração de imagens, navegador de internet, entre outros), os principais utilitários para uso de terminal (man, ls, rm, cat, ssh, scp, entre outros) e completando com um guia de básico de administração de um sistema GNU/Linux (utilitários de configuração de rede, impressora, instalação de programas, entre outros).

Público alvo: alunos de Graduação, pós-graduação e pesquisadores

Vagas: 12

CURSO 3: Ética em Publicações Científicas e Políticas Editoriais: Uma Introdução

Professor: Sonia Maria Ramos Vasconcelos

Carga horária: 6 h

Período: Maio/2009

Ementa: Tópicos em ética em publicações científicas. Conceito de integridade em pesquisa e a aplicação em políticas editoriais nas áreas científicas. O plágio científico. Contribuição e autoria: novas políticas em implementação em periódicos internacionais. Publicações redundantes.

Público-Alvo: Alunos de pós-graduação nas áreas de ciência e tecnologia

CURSO 4: Cosmetologia Básica   Adiado para 2010

Professor: Bárbara Lorca / Laís Fonseca / Marco Antônio Oliveira

Período: Junho/2009 - horário a confirmar

Carga horária: 12 h

Ementa: História da Farmácia/Cosmetologia, Conceitos Básicos de Fisiologia, Tecnologia de Cosméticos, Controle de Qualidade de Cosméticos

CURSO 5: A Biotecnologia na Produção de Biocombustíveis

Professor: Aline Machado de Castro e Bernardo Dias Ribeiro

Carga horária: 6h

Período: 27 e 28 de julho, 12 às 15 h

Ementa: O curso abordará aspectos técnicos e científicos da produção de biocombustíveis de primeira e segunda gerações, com foco para o bioetanol. Os processos serão discutidos em detalhes, desde a produção das enzimas (celulases, amilases) que tornam as matérias-primas mais adequadas para as fermentações, até a obtenção dos produtos finais. Ao final, será apresentado um panorama das tecnologias existentes e as tendências futuras para a área serão comentadas.

Publico alvo: Alunos de graduação e pós-graduação de cursos afins

CURSO 6: “Raytracing": Gerando Imagens com Pov-Ray

Professor: Ricardo Michel

Carga horária: 20h

Período: 28 de Setembro a 09 de outubro de 2009 - 2ª a 6ª de 12 às 14h

Ementa:
-O que é Pov-Ray?
(Introdução; potencialidades deste programa de renderização; como funciona; programas que geram saída para o Pov-ray; tutoriais e recursos disponíveis na internet)
-Espaço, a fronteira final
(sistemas de coordenadas; posicionamento; unidades)
-A pequena loja de horrores
(posicionamento de objetos, luzes e câmera; as cores; as primeiras imagens)
-Os tijolos e o arquiteto
(Primitivas: os objetos básicos do POV)
"There is no spoon!"
(CSG: moldando objetos virtuais a partir das primitivas)
-Os quadros de Pablo
(cenários; uso de bitmaps como panos de fundo e como recobrimento de objetos)
-A preguiça
(reutilizando trabalho alheio: o uso de arquivos de inclusão)
-Quem bebe Grapette...  
(recursividade para geração de objetos virtuais)
-It's alive!!!  
(animações simples em POV)
-O mundo não é o bastante!  
(recursos adicionais; MegaPOV; simulação mecânica; programas de modelagem;
anaglifos com POV).

Vagas: 24

CURSO 7: Aproveitamento de fontes alternativas para a produção de combustíveis sintéticos via Síntese de Fischer-Tropsch

Professor: Maria Auxiliadora S. Baldanza

Carga horária: 6h

Período: Outubro/2009

Ementa: O processo “Fischer-Tropsch” permite a conversão química do gás de síntese em um líquido estável. As moléculas do gás são quimicamente transformadas para formar produtos que podem ser diretamente consumidos como combustíveis, por exemplo, diesel, ou produtos especiais, como lubrificantes. As tecnologias baseadas no processo “Fischer-Tropsch” têm sido denominadas GTL, CTL e BTL, quando as fontes alternativas são respectivamente, o gás natural, o carvão ou a biomassa. Serão abordados durante o curso as diferentes fontes alternativas, o processo “Fischer-Tropsch” com suas vantagens e desvantagens, um breve histórico do processo, plantas industriais em funcionamento, catalisadores utilizados. Será dada ênfase à parte de desenvolvimento de novos catalisadores.

CURSO 8: O Uso da Pervaporação no Tratamento de Efluentes Industriais

Professor: Karina Moita de Almeida

Carga horária: 8,5 h

Período: Novembro/2009

Ementa: na parte teórica do curso serão abordados os principais tópicos do processo de pervaporação, tais como fundamentos teóricos, características do processo, polarização de concentração, aplicações do processo de forma geral e aplicações em efluentes industriais; na parte experimental será demonstrada a execução do processo de pervaporação na remoção de um poluente.

Público Alvo: recomendado para alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e outros profissionais da área

Número máximo de participantes: 10

CURSO 9: Análise e Melhoria dos Processos (AMP)

Professor: Eduardo Oliveira

Carga horária: 16

Período: dezembro/2009

Ementa: O curso tem como finalidade orientar profissionais de diversas áreas de maneira prática e organizada a realizarem a Análise e Melhoria dos Processos (AMP) de forma simplificada, utilizando as ferramentas da qualidade (Brainstorming. GUT, Matriz Básico, Fluxograma, Diagrama de interação de processo, PDCA e Diagrama de Causa e Efeito), visando à remoção dos entraves burocráticos dos processos e procedimentos, rotinas ou atividades que não agregam valor aos serviços ou produtos.

Público Alvo: recomendado para alunos de pós-graduação, pesquisadores, gestores e técnicos-administrativos

Número máximo de participantes: 20

As inscrições para cada curso estarão abertas cerca de um mês antes do início do mesmo. Este ano, será cobrada uma taxa de R$20,00 (vinte reais) por curso.

extensao@peq.coppe.ufrj.br