SIMPAM 2009 comemora os 40 anos do Lab. Processos com Membranas da COPPE/UFRJ

O Laboratório de Processos de Separação com Membranas da COPPE/ UFRJ completou 40 anos de atividades na pesquisa fundamental e no desenvolvimento de aplicações da tecnologia de membranas sintéticas seletivas.

Em 1968, com o apoio decisivo do economista José Pelucio, diretor do então BNDE, e do professor Alberto Luiz Coimbra, fundador da COPPE, que já haviam estabelecido parceria para a sua sustentação institucional, nascia o projeto Permeação Através de Membranas (PAM) a partir de acordo firmado com a Petrobras, e que contou com financiamento do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), absorvido pela FINEP recém criada para ampliar a sua ação de fomento. Foi o primeiro apoio direto do FUNTEC concedido a um projeto de pesquisa, que vigorou de 1968 a 1972, sob a coordenação dos engenheiros Marcos Luiz dos Santos e Dorodame Leitão, cedidos pela Petrobras durante este período.

O Lab. PAM foi abrigado no Programa de Engenharia Química da COPPE, as pesquisas e a formação de mestres e doutores progrediram e diversificaram-se , gerando avançados conhecimentos cientifico e tecnológico, transferência de tecnologia para a sociedade, a 1ª empresa de membranas da America Latina e mais de 130 pós-graduados.
Encerrando o ciclo das comemorações desta data, o I Simpósio de Processos de Separação com Membranas – SIMPAM, que transcorre entre 20 e 24 de julho de 2009, no Rio de Janeiro, tem como objetivos divulgar as mais recentes atividades de pesquisa na área em curso no Pais e no Exterior, congregando pesquisadores e profissionais de Engenharia, Ciências Básicas e de empresas do setor.

Integrando a nova geração das chamadas tecnologias limpas, as separações com membranas têm encontrado um número crescente de aplicações em processos industriais químicos, alimentícios e farmacêuticos, na área biomédica, no tratamento de águas e na preservação do meio ambiente.

Além de 5 minicursos sobre temas de grande atualidade, um amplo painel de trabalhos lidando com vários processos , destacam-se ainda como parte das atividades do SIMPAM a realização de 2 eventos pioneiros de natureza multidisciplinar:

  • II Workshop de Transporte Facilitado em Membranas, e
  • I Worskhop de Biorreatores com Membranas,

que abordarão avanços científicos e as tecnologias de ponta desenvolvidos no País e no Exterior.

Co-patrocinado por PETROBRAS, FAPERJ entre outros, o evento conta com o apoio da recém criada SBPM - Sociedade Brasileira de Processos com Membranas.

O SIMPAM encerrará suas atividades de modo festivo, incluindo as inaugurações da nova infraestrutura instrumental de caracterização físico-química e morfológica de membranas do Lab. PAM, bem como das novas instalações da PAM Membranas Seletivas no Parque Tecnólogico do Rio.


Contato:simpam2009@peq.coppe.ufrj.br